De manhã cedo, no princípio da aula, é bom aquecer com música, com uma música movimentada e conhecida que nos permita andar livremente no espaço, inicialmente caminhando, tentando descontrair todas as partes do corpo, a seguir, quase involuntariamente, dançando e cantando entre os lábios a letra da canção. O exercício de aquecimento desta sessão, parecido com o da precedente, foi, num primeiro tempo, andar pela sala, de costas direita e cabeça erguida, tentando apanhar o ritmo da musica de Manu Chao ( http://www.manuchao.net/ )A um sinal do professor (bater de palmas) a tarefa era agarrar na pessoa mais próxima e dançar com ela ao som da música. Foi-nos recomendado que não dançássemos como numa discoteca, cada um singularmente, mas sim dançar agarrados uns aos outros, como requeria a música. Ao segundo sinal era obrigatório deixar o par, muito rapidamente, e continuar a andar pelo espaço sozinho. A vez sucessiva não se podia dançar com a mesma pessoa, mas tínhamos, sim, de escolher uma outra, dançando também com ela.
Dado que o grupo da turma é bastante homogéneo no número de rapazes e raparigas foi-nos possível fazer duas rodas concêntricas, uma de rapazes e a outra de raparigas. Sempre ao som da música, dançámos em roda à direita e à esquerda de maneira que as duas rodas dançassem em sentidos inversos. Ao sinal, a roda exterior passava a ser a interna e vice-versa. A seguir acabámos o aquecimento em grande roda onde os participantes eram alternados por género, quem restava excluído por não respeitar a ordem rapaz-rapariga-rapaz, ia para o centro da roda dançar livremente, tendo mais tarde a possibilidade de trocar o seu lugar com uma outra pessoa.
A utilização de uma música movimentada para o aquecimento permite-nos dançar energicamente e, assim sendo, aquecer todas as partes do corpo e melhorar cada vez mais o nosso sentido do ritmo.
Dado que o grupo da turma é bastante homogéneo no número de rapazes e raparigas foi-nos possível fazer duas rodas concêntricas, uma de rapazes e a outra de raparigas. Sempre ao som da música, dançámos em roda à direita e à esquerda de maneira que as duas rodas dançassem em sentidos inversos. Ao sinal, a roda exterior passava a ser a interna e vice-versa. A seguir acabámos o aquecimento em grande roda onde os participantes eram alternados por género, quem restava excluído por não respeitar a ordem rapaz-rapariga-rapaz, ia para o centro da roda dançar livremente, tendo mais tarde a possibilidade de trocar o seu lugar com uma outra pessoa.
A utilização de uma música movimentada para o aquecimento permite-nos dançar energicamente e, assim sendo, aquecer todas as partes do corpo e melhorar cada vez mais o nosso sentido do ritmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário