25 de outubro de 2009

Teatro de objectos

A actividade proposta insere-se no objectivo, presente no programa da disciplina, de abordar várias técnicas e vários géneros do teatro. A cada grupo foi dado um conjunto de bonecos e a tarefa de inventar uma história para ser representada, manipulando os bonecos, em cima de uma mesa de apoio. Assim, em cada grupo, discutiu-se bastante, não só sobre como constituir uma história com princípio, meio e fim, (ou seja, com um início, um problema, a resolução do problema e o final), mas também sobre como resolver os problemas relativos a manipulação dos bonecos evitando que a mão do manipulador escondesse o boneco ao público, mas ao mesmo tempo dando uma certa liberdade de movimento aos personagens. Cada grupo, de facto, tinha 4 ou 5 participantes, que se traduz em 5 ou mais mãos a trabalhar em simultâneo na cena com bonecos de pequenas dimensões. As histórias apresentadas ao resto da turma, feitas com os bonecos e com alguns lenços a servir de cenário, foram bastante boas no que concerne a trama, mas tiveram alguns problemas com a manipulação, devido à nossa inexperiência neste género teatral e ao tamanho dos bonecos. Muitas vezes, as histórias tinham a ver com as características dos bonecos, por isso o grupo que tinha vários animais para manipular inventou uma trama que se desenvolvia na savana, mas outras vezes, graças a uma grande fantasia dos componentes do grupo, os objectos assumiam características surreais. Assim quatro cenouras transformaram-se em cena numa nave espacial e na sua tripulação. Isso acontece porque, no teatro, há um acordo, um contrato hipoteticamente assinado entre o público e os actores, ou manipuladores, pelo qual quando se define que uma cenoura é uma nave espacial todos acreditam nisso para manter a magia do teatro onde, como disse um actor italiano, Gigi Proietti, "tudo é fictício, mas nada é falso".

Este exercício permitiu-nos descobrir o teatro de objectos, desconhecido pela maioria dos participantes, e perceber as suas dificuldades e, por isso, o mérito dos manipuladores. Este tipo de actividade insere-se na óptica de proporcionar ao nosso público-alvo um panorama cada vez mais abrangente de actividade, permitindo-lhe descobrir novas formas de fazer teatro e de abrir os seus horizontes culturais.


As cenouras são naves espaciais
Fonte: Autoria própria

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