Este blog insere-se no âmbito da disciplina “Pratica teatral” do Professor Miguel Falcão do Curso de Licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa sendo o instrumento de avaliação contínua deste curso e constituindo-se como o meu portefólio individual.
A escolha deste formato deriva do facto de querer construir, para além de um portefólio, uma ferramenta prática e actualizada de exercícios teatrais e conteúdos abordados nas aulas, útil não só a mim, mas também a quem mais possa interessar.
Num primeiro período do semestre, como consta no programa, iremos analisar conteúdos aptos a uma introdução da prática teatral assim como vários exercícios e dinâmicas de grupo, exercícios corporais e vocais, práticas de leitura expressiva e de leitura técnica, jogos sensoriais e treinos da improvisação. Posteriormente, abordaremos as várias escolas e géneros de teatro quer na teoria quer na prática, com exercícios e pequenas representações. Finalmente, iremos realizar, como turma desta disciplina, um pequeno espectáculo teatral, descobrindo e tratando de todos os processos que esta tarefa implica. Todas as actividades nas aulas irão ser feitas ou individualmente ou em pequenos ou grandes grupos. No final de cada sessão iremos ter um espaço de partilha e de debate em conjunto.
Neste blog é minha intenção reportar semanalmente as actividades desenvolvidas nas aulas assim como eventuais reflexões sobre as mesmas. No final, o blog será o meio onde terei todas as informações relativas à minha tarefa no espectáculo teatral do grupo.
A escolha do sistema da apresentação dos vários post responde a uma necessidade de dividir os exercícios efectuados por finalidade, por tema e por dia. Assim será mais fácil, num futuro próximo e longínquo, quando, espero eu, já estarei a trabalhar constantemente na área da ASC, recuperar rapidamente as actividades desenvolvidas e as suas modalidades.
O nome do blog, em italiano, quer recuperar a minha ideia do teatro na ASC. De facto, nesta área, o teatro é, mais que uma ferramenta do fazer para, uma ferramenta do fazer com. ou seja, para realizar actividades com o meu público-alvo para que, graças ao teatro, se alcancem outros objectivos. Neste sentido queria que o meu teatro fosse, ainda que pequeno, contagioso em relação às pessoas com as quais irei trabalhar, contagioso nas relações, na aprendizagem em conjunto e na construção de um grupo.
só um pequeno à parte Matia, no 5º parágrafo tens um erro gramatical, e já agora aproveito para te ajudar a percebe-lo. dizes: quando estarei a trabalhar, mas deve-se dizer, quando estiver a trabalhar. ambos são verbos conjugados no futuro mas o segundo aplica-se quando utilizares a condição «quando».
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